top of page

Osteopatia

“O Osteopata deve lembrar que a sua primeira lição é anatomia, sua última lição é anatomia e todas as suas lições são anatomia”, de Dr. A. T. Still em “A Filosofia e Principios Mecânicos da Osteopatia” (1902).

Ao longo da história humana e nas muitas culturas que surgiram ao redor do mundo, foram criadas tradições para aliviar a dor e curar doenças humanas. A ideia base da medicina “osteopática” é que o corpo humano possui a capacidade de autocura e autoregulação. Essa capacidade pode ser alterdada por Lesões traumáticas ou ainda Lesões mecanicas, seja ossos (escolioses), tecidos (tenossinovites), ou orgãos (pedras vesiculares). Estas alterações podem provocar não somente a dor, mas também uma obstrução ao fluxo de sangue no corpo. O menor comprometimento de um nervo pode levar a doenças ou dificultar a capacidade do corpo de se curar. 

O osteopata efetua o diagnóstico com uma metodologia e filosofia própria, realizando um tratamento específico a cada paciente, segundo a patologia que este apresenta.

As técnicas são escolhidas em função da patologia do paciente, da sua idade, e da sua história clínica, sendo estas variáveis, desde Técnicas Diretas, Sutherland, Jones, Fasciais, Viscerais, Cranianas, etc.

Os casos mais frequentes na consulta de Osteopatia são Lesões Osteo-Articulares (Hérnias Discais, Ciáticas, Lombalgias, Tendinites, Epicondilites, etc.).  Mas outros tipos de patologias como Fibromialgia, Problemas de Articulação Tempero-Mandibular (ATM), Problemas Digestivos, Enxaquecas, Sinusite, Vertigens, Insónias, são igualmente situações que a osteopatia se revela eficaz.

A Osteopatia faz parte do campo da chamada Medicina Integrativa, em que se combina uma abordagem médica com terapias convencionais. Com base no rigoroso exame anatómico e fisiológico, é uma lente holística para focar disciplinas médicas separadas para alcançar a saúde plena do paciente. Assim o paciente é observado na sua globalidade incluindo fatores biológicos, psicológicos, sociais e espirituais.

Tendo como conhecimento a individualidade de cada paciente, o principal objetivo é alcançar um bom estado de saúde e vitalidade para além de prevenção das patologias recidivantes. A Osteopatia deve ser um complemento à sua saúde e ao seu bem-estar.

Clique aqui para mais conteúdos sobre Osteopatia.

Osteo.png
4.png

Nossas Especialidades

bottom of page